sábado, novembro 29, 2008
Corta-mato
Tivemos todos de dar 4 voltas á escola, excepto a Vanessa que tinha de dar 5.
Ás 10.05, sensivelmente, começaram os rapazes a correr. O Sérgio ficou em 4ºlugar e apurou-se para ir á Póvoa, ao concelhio se não me engano, o resto dos rapazes infelizmente não se apuraram. Eram cerca de 60 rapazes a correr, portanto, o resultado do Sérgio foi excelente. Ás 10.50 foi a minha vez de correr. Éramos apenas 10 a correr, por isso, desde o início que sabíamos que todas iríamos ser apuradas, mas ainda assim demos tudo por tudo. Eu fiquei em 2ºLUGAR. Resultado excelente, não concordam? Eu, tal como o Sérgio, também vou á Póvoa. A Vanessa correu ás 12.00, sensivelmente, mas infelizmente não aguentou e teve de desistir.
Comecei a corrida mal, admito, porque em vez de ter começado com calma, fiz a 1ª subida, ligeiramente rápido. Mas depois lá abrandei o ritmo. Na 2ª volta a Patrícia spidou muito, então conseguiu passar-me á frente. Então nessa volta os 3 primeiros lugares ficaram logo decididos.
1º Lugar – Patrícia
2º Lugar – Carolina (eu)
3º Lugar – Sara
E até ao final da corrida foram estes os lugares. No final da corrida estava extremamente cansada e vermelha, mas valeu a pena. Mas ainda consegui tirar uma foto ecomer duas fatias de bolo.
quinta-feira, novembro 27, 2008
segunda-feira, novembro 17, 2008
Caixas de EV- Auto-avaliação
Tínhamos de pensar que éramos designers, que trabalhávamos para uma empresa muito conhecida e que tínhamos de inventar uma nova caixa para o nosso leite ou sumo. A caixa podia ter apenas o formato, a cor, um boneco, qualquer coisa, desde que estivesse diferente. Mas é óbvio que quantas mais mudanças fizéssemos melhor, porque um dos parâmetros avaliados era a criatividade.
Cada um de nós fez uma caixa diferente, mas todas elas ficaram muito engraçadas.
A minha caixa é o Ratatui. Lembrei-me dele porque ele é um rato que sabe cozinhar, o que é muito engraçado, e também porque os ratos comem queijo e o queijo é feito de leite, logo os ratos gostam de leite, e como eu ia fazer uma embalagem de leite.
Que tal? Ficou ou não ficou gira?
Mas deu-me muito trabalho a fazer. Tive de desenhar o Ratatui numa folha de papel vegetal duas vezes, e numa folha de papel branco outras duas vezes. Depois tive de passar a cara dele para um papel branco para fazer o rascunho. E só depois é que pude começar a desenhar mesmo a minha caixa definitiva. Ao cortar a caixa que eu pensava que ia ser a definitiva enganei-me na linha que tinha de cortar (cortei as abas) e tive de fazer a caixa de novo. Mas neste último desenho correu tudo bem. Mas ao colar já não se pôde dizer o mesmo. Como a caixa tem curvas foi muito complicado de colar. Eu tentei com cola batom, não deu, tentei com fita-cola, também não deu, por fim tive mesmo de colar com cola bisnaga, e com esta já resultou.
Mas ainda assim acho que o produto final está original. E por isso a minha auto-avaliação é de 4.
Sólida ou Líquida?
Quando a stôra me mandou apertar a massa apliquei uma determinada força que fez com que a mistura se tornasse mais espessa o que me permitiu concluir que a mistura era sólida, mas quando deixei de efectuar a força verifiquei que a final a massa era líquida.
Será esta a resposta certa?
Aguardo pelo seu novo comentário...
domingo, novembro 16, 2008
Sólida ou Líquida?
Resposta ao desafio…
Na minha opinião esta massa é sólida.
Quando eu fechei a mão a massa era dura, apesar de que quando eu a abri, a dita massa me ter parecido líquida. Mais tarde, quando a stôra me deu um bocadinho daquela massa e eu a coloquei na minha mão, e fechei esta última muito bem, fiquei com a certeza de que a massa era sólida.
segunda-feira, novembro 03, 2008
Sessão de Escrita Criativa
Por aquilo que a DT nos comunicou, acho que esta actividade de escrita criativa tinha como intuito nós sermos os mais criativos possíveis.
Nesta sessão contámos com a presença da stôra Sandra. É uma stôra muito simpática, e que logo no início da actividade, disse-nos que percebia que nós não estivéssemos em grande estado para realizarmos a sessão, pois sabia que tinha havido uns problemas no intervalo. De seguida, iniciámos a dita sessão, pois foi a partir daquele momento que passámos a saber o que iríamos fazer ali.
A primeira tarefa desta actividade foi fazermos um livro, bidimensional, com os materiais que tínhamos em cima da mesa. Enquanto estivéssemos a construir o dito livro não podíamos falar, ou seja, não podíamos falar durante 15 minutos. Mas verdade seja dita, de vez em quanto falámos um bocadinho.
Quando a stôra disse “agora” todos nós nos levantámos e fomos até á mesa que tinha os materiais e tirámos todos aqueles que necessitámos.
E durante os 15 minutos seguintes essa foi a nossa tarefa.
A segunda tarefa foi respondermos a umas perguntas, também elas sobre livros.
A terceira tarefa foi lermos as respostas que demos e depois de as lermos escolhemos a frase que mais gostámos e escrevermo-la no nosso livro.
A quarta tarefa foi colocarmos os livros que tínhamos feito em cima da mesa onde fomos tirar os materiais.
E para finalizarmos dissemos o porquê de termos escolhido aquela frase e depois quem quis disse o que achou da sessão.
Foi uma experiência muito boa e que eu espero repetir. Ao princípio pensei que esta sessão não fosse correr muito bem, pois no intervalo tinha havido um problema que afectou toda a turma, pelo menos os que lá estavam presentes. Mas no final acabou por correr tudo bem.
Este post foi realizado porque vi que a DT tinha deixado no blog da turma uma publicação a dizer que era obrigatório fazermos um comentário sobre a sessão de escrita criativa.
terça-feira, outubro 21, 2008
Trabalho de Geografia
O intuito deste trabalho era fazer um Glossário sobre os conceitos em baixo representados. E com a elaboração deste aprendermos mais sobre este tema. Já sabíamos por exemplo, os países Desenvolvidos e os Países em Desenvolvimento, mas com este trabalho podemos aprender mais sobre eles e sobre outros desconhecidos, como são exemplos o RDH, a CEI e a OCDE.
§ Países Desenvolvidos – São países onde a indústria começou a desenvolver-se há mais tempo e têm melhores condições de vida. É onde a agricultura emprega uma reduzida proporção da população activa nestes países.

§ Países em Desenvolvimento – Países onde a indústria começou a desenvolver-se apenas na segunda metade do séc. XX e onde existem problemas de alimentação, saúde e educação. Mas onde a agricultura ainda ocupa uma parte significativa da população activa.
§ Crescimento – Aumento do rendimento produzido por um país ou região.
§ Desenvolvimento – Melhoria da qualidade de vida da população de um país ou região.
§ PIB per capita (PIB/capita) – Produto Interno Bruto por habitante. O PIB é o valor do conjunto de bens e serviços produzidos numa região ou num país pelos nacionais e estrangeiros aí residentes, durante um ano.
§ IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Ele mede o progresso de um país em três dimensões básicas: receber instrução, ter um nível de vida digno e uma vida longa e saudável.
§ Esperança Média de Vida – (EMV) Número provável de anos que viveria uma criança recém-nascida se os padrões de mortalidade predominantes aquando do seu nascimento se mantivessem os mesmos ao longo da sua vida.
§ Taxa de Alfabetização – Percentagem de população com 15 anos ou mais que pode ler e escrever com compreensão.
§ Taxa de Escolarização Bruta – Percentagem de estudantes matriculados nos ensinos básicos, secundário e superior em relação á população com a idade escolar oficial para os três níveis.
§ ONU – Organização das Nações Unidas.
§ RDH – Relatório de Desenvolvimento Humano. Ele apresenta o IDH para 175 países membros da ONU e ainda para Hong Kong e os territórios Ocupados da Palestina.
§ OCDE – Organização para a cooperação e o desenvolvimento económico. Organização internacional criada em 1961. Esta conta com 30 países-membros.
§ CEI – Comunidade de Estados Independentes. Organização internacional criada em 1991 e que envolve 11 países que pertenceram á antiga União Soviética (URSS).
§ OMS – Organização Mundial da Saúde.
§ Taxa de Mortalidade Infantil – Número de óbitos de crianças com menos de um ano por 1000 nados-vivos, ocorridos durante um ano numa determinada região ou país.
§ Fome – Em sentido restrito, é o nome dado á sensação fisiológica do nosso corpo quando tem necessidade de alimentos; em sentido amplo refere-se á subnutrição.
§ Subnutrição – Estudo de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente de alimentos devido a uma dieta pobre.
§ Obesidade – Doença caracterizada pela excessiva acumulação de gordura no corpo.
§ Sobrenutrição – Ingestão excessiva de alimentos, de vitaminas ou de outros suplementos.