quarta-feira, março 18, 2009

Eutanásia: a fovor ou contra?


A nossa turma nas aulas de FC tem debatido a questão da Eutanásia.
Somos a favor ou contra?
As opiniões são muitas. Uns defendem o sim, outros o não.

Ao início, a ideia era fazermos um debate e as aulas anteriores serviam, apenas, para preparação do mesmo. Mas não foi isso que aconteceu. As aulas não foram apenas uma preparação para o debate, mas sim, o debate.

Eu sou a favor do SIM.
Acho que todas as pessoas têm o direito de escolher se querem continuar a viver ou não. E se uma pessoa já não estiver em condições de decidir o que quer, na minha opinião a sua família tem o direito de decidir se quer que essa pessoa continue viva e a sofrer ou não.
Tenho esta opinião, apesar de defender que todos nós temos direito á vida. Mas, se uma pessoa está numa cama de hospital e só está viva porque está ligada a uma máquina, eu pergunto se valerá a pena essa pessoa continuara a viver. E a minha resposta é simples: NÃO! Esta pessoa só está a sofrer e a fazer sofrer os que a amam.

E vocês??? São a favor ou contra???
Aguardo as vossas respostas.

3 comentários:

*-*kιss-kιss.ємσ.zσиє.bαиg- bαиg*-* disse...

olha carol, eu pessoalmente sou a favor do SIM mas existem muitas exepções... e tudo depende da avaliação da situação.

Por exemplo se uma pessoa estiver em coma, eu acho inaceitável decidir se se deve desligar a máquina ou não. JAMAIS EXISTIRÁ O DIREITO DE JULGAR A VIDA DOS OUTROS!!...
mas agora imagina que já não havia possibilidade de sustentar qualquer tipo de tratamento...??

bem isto é mesmo muito dificil de explicar desta forma... e na verdade estou mais que ansiosa pelo debate!! :D

beijããããããããããããooooooo

******

Xphia disse...

Tal como disseste... a preparação do debate foi, ela própria o debate.
Também descobriram que a questão não pode ser colocada de forma tão simples e linear.
O mais importante é que esta questão será em poucos anos debatida na sociedade e por essa altura vocês serão chamados a votar e a participarem desse referendo e hoje, sem darem conta, iniciaram o vosso próprio processo de maturação deste tema polémico e difícil.
A vossa consciência foi despertada...
O resto, o tempo o dirá.

Parabéns, uma vez mais, pela participação entusiasta!

:)

Anónimo disse...

Vocês, que se posicionam a favor, pensam se teriam a mesma opinião se isso ocorrece com um familiar de vocês? O primeiro segundo futuro de nossas vidas pertence a Deus, não sabemos o que vai acontecer... O meu caso por exemplo, tenho um ente querido que esteve entre a vida e a morte 3 vezes e hoje está aqui, feliz do meu lado... Imaginem se eu tivesse optado pela eutanásia... Desculpem se me expressei mal...