sábado, março 29, 2008

O livro que eu escolhi

Nestas férias foi-nos proposto que escolhessemos um livro e que o lessemos. O livro que eu escolhi tem como nome “Raimundo”.
Este livro é um dos muitos da colecção da “profissão adolescente” da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Este livro foi editado pela “Difel”. É o 23º volume de 26 (segundo as minhas informações).

Neste livro a escritora representa a história de um rapaz que pelo seu aspecto físico (gordo e alto) é alvo de menosprezo por parte dos seus colegas e também de alguns dos seus familiares.
Raimundo perdeu a mãe á nascença. As relações com o seu pai e com o seu irmão não eram muito boas. Mas ele desde muito pequeno que conhece uma figura muito maternal, aliás para ele a Ester, a sua ama, era a sua segunda mãe visto que a primeira tinha morrido.
Ester tinha ficado cega á cerca de 2 anos, sensivelmente, desde então ele era a sua grande e verdadeira companhia. Desde esse tempo todas as tardes de Terça-feira, de Quinta-feira e Sábado o Raimundo ia visitá-la e contava-lhe as novidades do bairro e como estava o dia, todas as coisas que a Ester gostava de ouvir.
Raimundo andava no 11º ano e era um excelente aluno. Adorava desenhar e tinha bastante jeito para tal. Ele gostava de seguir arquitectura, era um dos seus grandes sonhos, só que o seu pai, que na sua juventude também tinha o mesmo sonho que o seu filho mais novo, sempre lhe incutira para que ele tirasse o mesmo curso que ele tinha tirado, Engenharia, mas o Raimundo também desde muito cedo lhe dissera que não o faria porque ele iria seguir os seus sonhos independentemente do que o seu pai lhe dissera.
Um dia quando estava em casa da Ester a contar-lhe as novidades da sua rua reparou numa rapariga que era mais ou menos ruiva, segundo o que ele lhe disse. Essa rapariga era nova lá no bairro e andavam os dois na mesma turma, só que como ela era muito calada ninguém sabia o seu nome. Até que um dia numa aula de Português quando a professora elogiava as redacções dos dois, só aí é que ele ficou a saber que ela se chamava Judite. A partir de então começaram a dar-se os dois muito bem e a conviverem.
Na manhã de 24 de Dezembro depois de ir com o Joca, o seu melhor amigo, fazer as compras de Natal, e depois de ir ter com a Ester para lhe entregar as suas prendas, o Raimundo foi ter com a Judite a uma esplanada que havia ao pé da casa dela. Ficaram a conversar e a entregar as prendas um ao outro. Só que o Raimundo perguntou á Judite o que é que ela achava se ele lhe roubasse um beijo e ela indirectamente respondeu-lhe que sim. E... não preciso de dizer o que aconteceu que vocês já perceberam de certeza!!!
Esse dia tinha sido muito feliz e importante para o Raimundo. Tinha começado a namorar com a Judite, tinha conseguido falar com o seu pai sem discutir e o seu irmão tinha começado a tratá-lo muito melhor depois do acidente que este tivera tido.




Maria Teresa Maia Gonzalez





Símbolo da "Difel"
Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos Franceses e Ingleses. Tirou o curso na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Portugês de 1982 a 1997, no ensino particular e oficial.
Publicou:
-Dietas e Borbulhas
-O Geniozinho
-Ricardo, o Radical
-A Ana Passou-se
- Poeta (ás vezes)
-A Sara mudou de visual
- Raimundo
-... (entre outros desta colecção)

- A cruz vazia
-Anti-Bonsai
-Contemplação da Coroa

-... (entre outros publicados também na Difel)

-Gaspar e Mariana
-O Guarda da Praia
-A lua de Joana
-Os herdeiros da Lua de Joana
(Teatro)
-... (entre outros)

- O Clube das Chaves (co-autora da colecção com Maria do Rosário Pedreira)

3 comentários:

Xphia disse...

Não me surpreende a tua escolha...
Muitas das obras desta autora são amplamente conhecidas pelos jovens da tua faixa etária.
Se a memória não me falha,
no ano passado apresentaste à turma um outro livro da mesma autora. Recordas-te?

A tua publicação é muito rica, pois não te limitaste a fazer um resumo apenas da obra. E por isto também estás de parabéns!

Debrucemo-nos sobre o resumo:
Face à extensão do mesmo, deverias fazer mais recurso da pontuação e deixar espaços entre parágrafos.
Ainda subsistem alguns erros...
mas que franca melhoria!

Parabéns!

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anónimo disse...

"Só que o Raimundo perguntou a Judite o que é que ela achava se ele lhe roubasse um beijo e ela indirectamente respondeu-lhe que sim. E... não preciso de dizer o que aconteceu que vocês já perceberam de certeza!!!"
O que aconteceu ? Eu ñão percebi...podem-me dizer ?